Ferreira Penteado,Barão de Itatiba
Joaquim Ferreira Penteado nasceu em Campinas, 20 de abril de 1809 - Campinas, 16 de agosto de 1889, filha do Capitão-Mor agregado de Campinas, Floriano de Camargo Penteado, e de Paula Joaquina de Andrade e quinta neta de Giusepe de Camargo, patriarca da família Camargo, de São Paulo. Foi seu filho, Joaquim Ferreira de Camargo Andrade, barão de Ibitinga.
Tinha como residência o Solar dos Azulejos, ou Palácio dos Azulejos, construido em 1878, imponente propriedade, no cruzamento das ruas Ferreira Penteado e Regente Feijó. Em 1908, o prédio foi doado pelos seus sucessores à municipalidade, que a transformou no Fórum e na sede da Prefeitura Municipal de Campinas: esta última função foi exercida até o ano de 1968.
era bastante respeitado por seu caráter humanitário. Fundou a Escola Ferreira Penteado, gratuita, de instrução primária e destinada às crianças carentes. Em seu testamento, colocou uma cláusula, obrigando seus descendentes a manterem a instituição em funcionamento. Após sua morte, em 1884, sua mulher, a Baronesa de Itatiba, continuou a se dedicar pelo sustento da fundação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário